The Gear Loop é suportado por seus leitores. Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado. Saber mais

Esta página foi traduzida usando IA e aprendizagem mecânica antes de ser revista por um editor humano em seu idioma nativo.

(The Gear Loop) - Ir para Cairngorms em uma caminhada de 65 km com um grupo de pessoas que você encontrou na noite anterior pode soar como a cena de abertura de um filme de terror de baixo orçamento, mas foi exatamente isso que fizemos no Fjällräven Classic UK inaugural.

Originário da Suécia, o Classic é uma oportunidade de caminhar por uma parte deslumbrante do mundo carregando tudo o que você precisa para uma aventura em suas costas. É uma oportunidade de desacelerar e desconectar-se da vida cotidiana e compartilhar uma experiência de vida com os companheiros de caminhada.

O primeiro Classic em 2005 foi organizado pelo fundador da Fjällräven, Åke Nordin, para levar mais suecos às montanhas, mas o conceito agora se espalhou pelo mundo, com oito eventos ocorrendo em locais da Coréia do Sul aos EUA. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Reino Unido tendo sido cancelado e remarcado devido à Covid.

O conceito é fornecer um ponto de entrada acessível para o trekking de longa distância. Como resultado, você traz uma barraca, fogão e equipamento para três dias na natureza e Fjällräven fornecerá comida seca congelada, um caminho marcado e pontos de controle para reabastecer com o essencial (incluindo uísque).

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 1

Pesar para baixo

Acordamos no Mar Lodge aos pés dos Cairngorms em um dia de sol incaracteristicamente ensolarado. Havia quase um toque de calor no sol de setembro, quando os outros cerca de 200 caminhantes fizeram seus preparativos finais antes de pesar o pacote.

Algumas mochilas pesavam 8 kg enquanto outras pesavam 24 kg, embora houvesse rumores de que a mochila em questão continha quatro bifes e cerveja suficiente para estocar um pequeno bar.

A partir deste momento, ficou imediatamente claro que o Clássico atraía um espectro de caminhantes - alguns viajavam rápido e leve, enquanto outros preferiam seus luxos.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 2

Nossa embalagem de 50 litros de Klättermusen Bergelmer pesava uns respeitáveis 15 kg, sem dúvida nossa barraca MSR Access 2, pronta para expedição, ajudando a aparar o excesso de peso. Tivemos também uma série de outros kits de primeira linha de Altberg, Montane, Thermarest e Rab para testar, os quais vamos dar uma olhada mais de perto em outro artigo.

O barulho estrondoso das gaitas de foles sinalizou o início de nossa aventura, indo ao longo do rio Dee enquanto ele percorria as antigas florestas de pinheiros nos quilômetros de abertura da rota.

Conheça a equipe

Este é provavelmente um bom momento para introduzir a equipe de aventura apressadamente empedrada. Anna, uma exploradora articulada e embaixadora Fjällräven que teve mais mudanças de guarda-roupa do que uma pantomima da extremidade oeste.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 3

Ian, um Comando Real da Marinha, tornou-se o fotógrafo que mais se sente em casa em lugares úmidos e inóspitos. O videógrafo Jamie - que parecia avesso a uma bolsa de câmera, optando por carregar sua câmera à mão por três dias e finalmente Neil, a fonte de intermináveis citações do Exterminador que, por acaso, também estava à mão com uma câmera. Não esquecendo Bilbo, o cão de Anna que possuía mais energia do que toda a tripulação.

Os imponentes pinheiros e o exuberante chão de floresta salpicado de cogumelos logo cederam lugar a uma paisagem escocesa mais típica: grandes glândulas com as colinas gigantescas e arredondadas dos Cairngorms que pairavam ao longe.

Assim que começamos, nos deparamos com grupos que haviam parado para tomar um café, aproveitando as já épicas vistas e aproveitando o tempo desconcertantemente bom. Sem pressa alguma, paramos e fizemos uma cerveja também, compartilhando lanches e conhecendo nossos novos companheiros.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 4

Antes de entrarmos nas verdadeiras montanhas, tivemos que visitar nosso primeiro posto de controle para carimbar nossos passaportes de trekking. Os pontos de checagem tinham uma dupla função, principalmente a de segurança, para que a equipe de voluntários, marechais e pessoal do serviço de resgate nas montanhas soubessem onde todos os participantes estavam na rota, e para garantir que ninguém fosse deixado para trás.

O outro objetivo era servir como um ponto para fazer uma pausa, fazer um café e conversar com outros caminhantes. Alguns postos de controle também ofereciam reabastecimentos de alimentos, de modo que nunca estávamos carregando mais do que um par de refeições para manter nosso peso de pacote baixo.

Subindo gradualmente por alguns quilômetros, o majestoso Lairig Ghru abriu na nossa frente. Algumas das montanhas mais altas do Reino Unido nos flanquearam enquanto escalávamos, aliviando o clima que estava jogando bola, pois em más condições esta teria sido uma paisagem muito sombria.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 14

O sol estava em seu arco descendente em direção ao horizonte, de modo que as montanhas lançam sombras colossais através do chão do vale, os menores poços de fundição de ouro nas montanhas em frente. Foi realmente uma visão impressionante e que nos lembrou por que as montanhas são um lugar tão especial.

Seguiu-se outro ponto de controle no Corrour Ambos, que ainda era banhado pela luz outonal, e nossa atenção se voltou para encontrar um lugar para armar as barracas e fazer algum jantar.

Quando a última das luzes caiu abaixo dos picos de Cairn Toul e Braeriach e o glen se agarrou às borras do calor do dia, nós nos sentamos e discutimos uma gama de tópicos que até mesmo The One Show teria dificuldade de compreender, enquanto embalava uma variedade de alimentos que estava na garra da reidratação. Isso variava de massa bolonhesa a guisado de renas.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 5

Eventualmente os ventos gelados forçaram um recuo em nossas respectivas barracas e tentamos nos recuperar dos dias de esforço antes de fazer tudo novamente amanhã.

A primeira luz

Acordando com a primeira luz, o idílico céu limpo do dia anterior havia sido substituído por uma manta de nuvens cinzentas. A Escócia havia voltado ao seu clima tradicional, ao que parecia.

Empacotando o acampamento, continuamos a subir em direção ao ponto mais alto da rota, as Piscinas de Dee. A cerca de 850m acima do nível do mar, o clima aqui era muito diferente do que poderia ser encontrado em altitudes mais baixas.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 16

Nesta ocasião, um vento uivante estava chicoteando o vale e nos encontramos rapidamente nas nuvens e ficando ensopados no processo. Outro ponto de controle se apagou e nós continuamos, descendo rapidamente em busca de um clima mais tranqüilo.

Enormes rochedos e arenitos soltos - que poderiam quebrar e tornozelar em um momento de instabilidade - logo deram lugar a densas florestas de pinheiros com caminhos arborizados serpenteando através da trilha. O resto do dia foi em grande parte um percurso sem problemas, pois a trilha dupla larga significava que cobríamos o solo rapidamente e o terreno relativamente plano oferecia um descanso para pernas cansadas.

Com o próximo posto de controle a poucos quilômetros de distância, os pensamentos voltaram-se novamente para a comida, que sempre parecia oferecer uma distração bem-vinda de pés doloridos e embalagens pesadas.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 18

Uma parada mais longa do que o previsto significava que era meio da tarde antes de contornarmos os bancos de areia de Loch Morlich e gradualmente deixarmos a proteção da cobertura de árvores para trás e voltarmos para a desolação dos Cairngorms.

Tínhamos planejado avançar e ganhar um pouco mais de elevação antes de montar o acampamento, mas os avisos vieram do Mountain Rescue de que a neve e os ventos de 60mph estavam previstos, e se quiséssemos continuar naquela noite, teríamos que continuar por mais 15 km para chegar a uma área mais abrigada.

A idéia de um dia de 35 km não valia a pena ser pensada, então nos juntamos ao que parecia ser todo mundo no Clássico e montamos nossas barracas no pouco terreno que nos restava.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 15

O único problema com a área que tínhamos decidido acampar era o enorme volume de água sob os pés. Sim, tínhamos conseguido armar nossas tendas em um pântano.

Infelizmente, foi reconfortante saber que até mesmo os exploradores e aventureiros de boa-fé na viagem haviam feito a mesma coisa. Parecia que todos estavam caminhando, comendo e dormindo em um pântano naquela noite.

Céus escuros

Felizmente, a neve e os ventos fortes não chegaram a descer até as elevações mais baixas, mas olhar para cima e depois para o brilho não foi uma imagem particularmente atraente na manhã seguinte. Com céus ainda mais escuros por cima, partimos com receio do que os Cairngorms poderiam nos atirar.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 19

Muita coisa, como se viu. Os ventos rasgantes que tínhamos sido abrigados de baixo para baixo estavam agora em força total e a chuva estava batendo.

Montanhas de torre de um lado e do outro do funil glen atravessavam as nossas costas e grande parte da manhã era passada de cabeça baixa, subindo um caminho que desde então havia se tornado um rio.

Entretanto, as condições climáticas ruins pouco fizeram para impactar os espíritos dos caminhantes com os quais nos deparamos. Uma sensação de camaradagem diante da desolação emergiu e os sorrisos ainda eram visíveis através da chuva.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 24

Finalmente, a chuva e o vento cederam quando resumimos o passe e começamos a descer de volta em direção ao Mar Lodge. Quebras na nuvem permitiram que poças de luz fugazes dançassem sobre o vale e iluminassem manchas de pinheiros antigos ao longe. Arco-íris arqueados através do céu, um final adequado para uma aventura épica.

Pernas cansadas, espíritos erguidos

Ao cruzar a linha de chegada, recebemos o selo final em nossos passes de trekking junto com a sensação de realização, mas também a tristeza de que nosso tempo nos Cairngorms tinha quase chegado ao fim. Mas não antes de algumas danças duvidosas no cetáceo e no tradicional scran escocês.

Aventuras como esta sempre nos lembram que as montanhas possuem propriedades curativas especiais, elas reúnem pessoas de todo o mundo para experimentar o mesmo sentimento de simplicidade e liberdade da vida diária. De repente, a tarefa mais importante é encontrar água, comida e abrigo, em vez de se desfazer em uma lista interminável de afazeres.

The Gear LoopCaminhada na Fjällräven Classic UK foto 25

Há cerca de 20 anos, o fundador da Fjällräven estabeleceu o Clássico com um objetivo simples: levar mais pessoas para o grande ar livre e experimentar a liberdade da natureza e é uma prova de que, depois de todos esses anos, o conceito ainda se mantém em uma época em que o mundo se move tão rapidamente, mal temos tempo para respirar.

Ainda não foi definida uma data para o Fjällräven Classic 2023. Mas você pode assinar o boletim para estar entre os primeiros a saber.

Escrito por Matt Buckley. Edição por Leon Poultney.