The Gear Loop é suportado por seus leitores. Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado. Saber mais

Esta página foi traduzida usando IA e aprendizado de máquina.

(The Gear Loop) - Situado ao sul do maciço do Mont Blanc, há um parque nacional que abriga uma das montanhas mais espetaculares da região. Gran Paradiso eleva-se a 4.061 metros acima do nível do mar, mas sem dúvida oferece uma das melhores introdução aos altos cumes e ao alpinismo em geral.

Além disso, permanece intocada por desenvolvimentos de esqui , funiculares e teleféricos. O status de parque nacional o protege dessa infraestrutura e, por sua vez, protege os muitos íbex, marmotas e águias que chamam essa parte pacífica dos Alpes de lar.

Existem cerca de 80 picos na Europa Ocidental com mais de 4.000 m. As rotas para seus cumes são graduadas em dificuldade de F (facile - fácil) a ED (extrêmement difficile - extremamente difícil). Ao se graduar das montanhas no Reino Unido para um Alpine 4000er, é aconselhável escolher uma rota "fácil" devido aos novos desafios que o alpinismo traz consigo.

The Gear LoopEnfrentando o Gran Paradiso foto 9

Para começar, são montanhas grandes e altas. A 4.000 metros, o oxigênio é mais escasso, apenas cerca de 60% da quantidade ao nível do mar, portanto, a aclimatação adequada é essencial. As rotas alpinas geralmente são combinadas com uma estadia em um refúgio de montanha, para dormir alto e chegar ao cume cedo no dia seguinte. Essa necessidade de subidas matinais se deve à condição da neve, que é mais estável antes do sol bater.

O que me leva ao principal fator que separa o alpinismo do montanhismo do Reino Unido: as geleiras. Esses belos rios de neve e gelo têm muitos perigos. Fendas, enormes cânions, que podem ser escondidos sob uma crosta fina, forçam os alpinistas a se unirem, pois podem desmoronar e engolir pessoas inteiras.

Depois, há seracs, imponentes paredes de gelo, como grandes ondas acima da superfície da geleira, que podem desmoronar e desencadear avalanches. Esses perigos são minimizados durante as condições estáveis da manhã e também equipando-se com algumas habilidades alpinas básicas.

The Gear LoopEnfrentando o Gran Paradiso foto 7

Escolhendo rotas

Existem duas rotas clássicas para o cume do Gran Paradiso, ambas começando no Valsavarenche Valley. Ambos são introduções ideais para o alto alpinismo e muitos os usam para aclimatação antes de seguir para o Mont Blanc.

Um sobe pelo Rifugio Victor Emmanuele, em homenagem ao rei italiano que foi fundamental na criação do parque nacional, e o outro sobe pelo Rifugio Chabod, em homenagem ao herói local do montanhismo Federico Chabod.

Meu amigo Mirek e eu optamos pela rota Chabod e escolhemos um acampamento no vale (apropriadamente chamado Gran Paradiso Camping) perto do início da trilha. Também reservamos duas noites no refúgio para garantir que tivéssemos a janela máxima de oportunidade para o cume.

The Gear LoopEnfrentando o Gran Paradiso foto 5

No acampamento, no calor do sol italiano, carregamos nossas mochilas e estremeço com o peso. A subida para o refúgio vai ser um trabalho árduo.

Boas-vindas alpinas

As montanhas ao longo do vale crescem em estatura à medida que subimos, enormes para os padrões britânicos, diminutas para os padrões alpinos. Nós quebramos acima da linha das árvores em um ambiente exuberante.

Então chegamos a uma subida na encosta e, como muitas vezes acontece nas montanhas , temos um daqueles momentos de 'uau'. Um choque de rocha e gelo. Um 4000er ergue-se das pastagens verdejantes, todos os cumes retorcidos e neve branca perfeita ao sol. Geleiras caem de entre os bastiões de granito. É Gran Paradiso e sua família de picos subordinados. Emocionante pensar que estaremos lá em cima amanhã de manhã. Emocionante e assustador.

The Gear LoopEnfrentando o Gran Paradiso foto 8

Após pouco mais de duas horas de subida, chegamos ao Rifugio Chabod, empoleirado na encosta em um local glorioso com vistas fantásticas da serra. A etiqueta da cabana alpina determina que tiremos nossas botas antes de fazer o check-in na recepção.

Os guardas de refúgio são uma ótima fonte de informações para todas as coisas relacionadas à ascensão. Além de fazer o check-in, perguntamos sobre o clima e as condições da rota à frente. A previsão é de chuva para a tarde, mas a manhã está clara. O percurso está bem percorrido e em boas condições. Tudo está bem. O jantar é às sete e o café da manhã às quatro.

Depois da nossa subida do vale, é tentador sentar, aproveitar o sol e as vistas com uma cerveja e a companhia dos outros alpinistas. No entanto, é sempre uma boa ideia fazer uma releitura do percurso à frente, pois a primeira hora de amanhã será de escuridão total.

The Gear LoopEnfrentando o Gran Paradiso foto 4

Passamos algumas horas explorando a rota à frente, voltando logo após chegarmos à neve lamacenta da tarde da geleira. Felizes por termos tirado um tempo para descobrir as coisas para o lance do cume de amanhã, voltamos ao refúgio.

Buscando refúgio

Qualquer tempo passado em um refúgio alpino é uma parte tão grande da experiência de alpinismo quanto o tempo gasto na montanha. Cada refúgio é único com seus próprios traços de caráter peculiares. Não espere muito de seus quartos de dormir, no entanto. Esta noite, estou em um beliche, dividindo um quarto com talvez vinte outras pessoas.

É hora do jantar e a massa arrabbiata é a entrada, com carne e purê como prato principal. Conversamos com algumas mulheres alemãs que também estavam indo para a cúpula, comparando notas. Seria interessante ver como nos saímos contra a montanha amanhã de manhã.

The Gear LoopEnfrentando o Gran Paradiso foto 6

O sono profundo é muitas vezes difícil de conseguir durante a primeira noite em altitude, com o barulho e o barulho de outros alpinistas e a emoção e apreensão da aventura de amanhã. Assim como eu tinha acertado, são três e meia e o alarme dispara.

Poucas palavras são trocadas a esta hora da manhã, embora haja muitas pessoas circulando pelo refúgio, preparando-se para subir a montanha. A hidratação é fundamental na altitude, por isso aproveitamos ao máximo os sucos oferecidos com um simples café da manhã de flocos de milho. Saímos para a escuridão, acendemos nossas lanternas e lá vamos nós.

A primeira hora é basicamente no piloto automático devido à reciprocidade de ontem. Estamos na frente da procissão do refúgio e continuamos a nos afastar, provavelmente devido ao nosso conhecimento prévio do caminho correto.

The Gear LoopEnfrentando o Gran Paradiso foto 2

A geleira seca termina e então estamos na encosta de neve. O que ontem era toda lama ao sol da tarde, agora é uma crosta congelada e nossos crampons têm muito mais compra. Caímos em um ritmo constante no silêncio antes do amanhecer.

Gradualmente, as cadeias distantes às nossas costas começam a brilhar douradas com os primeiros raios do sol da manhã. Apropriadamente, é o Mont Blanc que se destaca - uma coroa de ouro para o rei dos Alpes. As cores são deslumbrantes.

À medida que subimos, passamos por enormes fendas com interiores horrivelmente bonitos, compostos por estranhas e maravilhosas esculturas de gelo e torres que caem no abismo. Não nos aproximamos muito.

The Gear LoopEnfrentando o Gran Paradiso foto 3

Nosso caminho ziguezagueia para cima, encontrando uma rota que evita os perigos. Além do magnífico cenário rochoso da face norte do Gran Paradiso, seracs imponentes nos fazem anões e aos outros alpinistas.

Visando o cume

Chegamos ao acostamento onde a nossa rota se encontra com a rota do outro refúgio. As vistas se abrem para o sul, uma parte dos Alpes sobre a qual pouco conheço. Formando a vista estão inúmeros vales montanhosos cheios de nuvens fofas abaixo de um céu azul vívido.

Voltamo-nos e paramos um momento para considerar o cume, agora à vista. A coroar está uma estátua em tamanho natural de Nossa Senhora, adornando um longo tor rochoso. A partir daqui, ela tem a aparência de um espectro pálido montando guarda.

Fabio Fistarol/UnsplashEnfrentando o Gran Paradiso foto 10

A puxada final é a mais íngreme e percebo como está frio. Embora felizmente eu não esteja sentindo os efeitos da altitude. Chegamos ao topo antes da escalada rochosa final e uma vista magnífica se desenrola.

"Esse é, sem dúvida, o Matterhorn", anuncio a Mirek. Os Alpes Peninos se estendem ao longe, enquanto as geleiras de um branco brilhante da face leste do Gran Paradiso mergulham para baixo, pontuadas por cristas afiadas. Além disso, há um mar de nuvens com a ocasional torre cumulonimbus se estendendo em direção aos céus.

Até agora, o Gran Paradiso havia conquistado seu status como um Alpine 4000er simples, mas espetacular, ideal para um estreante. No entanto, há uma picada na cauda. Uma escalada de grau dois indutor de vertigem uma vez nas rochas do cume testará o nervo daqueles com qualquer tipo de desconforto em relação às alturas.

Rowan Manning/UnsplashEnfrentando o Gran Paradiso foto 11

A Madonna é obtida subindo um conjunto de degraus de metal fixados no degrau final da rocha. Esta é uma nova adição à montanha, projetada para permitir um sistema de mão única para que os alpinistas não precisem se cruzar na seção arejada ainda por vir.

À frente há um cume estreito de enormes pedregulhos do tamanho de caminhões. Com crampons arranhando a rocha nua e carregando mochilas ainda pesadas, começamos a travessia cautelosamente. Após uma curta descida para a esquerda, a seção mais exposta é cruzada.

É apenas curto, mas é mais arrepiante do que qualquer coisa no Crib Goch. À direita, o lado de uma das rochas gigantes nos cerca, mas à esquerda há uma queda horrível na geleira centenas de metros abaixo.

Alessandro Simonetta/UnsplashEnfrentando o Gran Paradiso foto 12

A única plataforma estável é uma saliência de cerca de 30 centímetros de largura. Eu me inclino pesadamente para a segurança da pedra à minha direita enquanto atravesso, o vazio escancarado faminto à minha esquerda. Agradecida, dou o passo final para a próxima plataforma, muito mais ampla. Depois disso, é simples voltar para as encostas de neve.

Satisfeitos com nossa oferta bem-sucedida ao cume, descemos rapidamente passando pelas partes que subiam as encostas do cume. Fazemos um grande ritmo, descendo aos saltos enquanto o céu se torna azul brilhante e a manhã se aprofunda. Pouco antes das 11h, sete horas depois de partirmos, somos recebidos pela equipe italiana do refúgio.

Com a percepção de que podemos voltar ao nosso acampamento às 13h, tomando um café expresso ao sol, partimos mais uma vez. No momento em que estamos em ziguezagues em direção ao fundo da trilha, nossas pernas estão pesadas e cansadas. Ganhar terreno plano é luxuoso, assim como o calor no vale. O ar é mais espesso, mais rico e mais quente.

No acampamento , jogamos nossas mochilas ao lado de nossas barracas e partimos para aquele café muito merecido. Por uma hora e meia, eu sento sob a luz do sol e a glória de uma subida do meu primeiro 4000er alpino. Então eu pego meu guia e começo a olhar para os outros oitenta e tantos 4000ers. Qual o proximo?

Escrito por Alex Foxfield. Edição por Leon Poultney.